sábado, 12 de maio de 2012

Mini ferias com direito a passeio

Aproveitando uma semana de descanso laboral planeei uma pequena retirada motociclistica com a cara metade que estava de parabéns nessa semana.
Inicialmente a ideia era sair em direcção a Pontevedra visitar a cidade dormir lá, seguir para Santigo de Compostela e depois ir até Finisterra. Mas as previsões meteorologicas não estavam a ajudar, então no dia anterior mudei de planos e procurei um destino mais a sul já que as previsões eram mais solharengas.
Então comecei a procurar no mapa por um destino que agradasse a ambos e a coisa começou a desenhar-se desta forma: Iriamos sair de casa ainda com chuva mas tinha de ser, saída de Gondomar por volta das 9:30
A bagagem (pouca) :-)

o tempo estava chuvoso com vento e nevoeiro à mistura, metia medo pela A1 fora, ao chegar perto de Aveiro a coisa começava a compor-se, entramos na A25 (não gosto desta estrada) fizemos uma pequena paragem em Viseu para descanso e comer qq coisa
Seguindo a A25 que não gosto por ser demasiado cara e perigosa com tantos camiões que não generalizando parece ser método comum o de acelerar nas descidas e ganhar velocidade para as subidas, após termos sido ultrapassados por um numa descida em cima de uma ponte, "lembro que estava piso molhado e bastante vento" decidi ser eu a ultrapassar e deixa-los para tras sempre que podia.
Paramos em duas estações de serviço e aquilo parecia meio deserto à parte dos combustiveis, o resto estava encerrado, pois não admira, creio que só usa aquela estrada quem é mesmo obrigado e como tal tudo à volta morre.
Chegados à fronteira, a diferença de preços do combustivel faz inveja.

Chegada à Ciudad Rodrigo por volta da hora de almoço


Era hora de trincar umas sandes de panado :-)


Umas voltas de moto pela cidade ao mesmo tempo procurando alojamento


Alojamento resolvido era hora de banhinho, roupa leve e passeata pela cidade para umas fotos

O centro historico da cidade fica circundado por uma muralha, muito atractivo para o turismo, nesta parte de Espanha (Castilla e Leon) reina o jamon e os embutidos...





Após a passeata era hora da janta uns tipicos da região e a cervejola a acompanhar para depois descansar, no dia seguinte esperava-nos a Serra de Peña de Francia.

Dia seguinte rumo à Serra


Estradas de planicie até bem perto da serra, o destino era La Alberca e cheguei até aqui após ter encontrado um antigo post no forum Transalp do Jose Paulo "today adventure" que muito ajudou a fazer deste pequeno passeio uma pequena maravilha. Obrigado Jose Paulo!
Desta vez não ia dar uma perninha no off-road :-)

Estradas boas de se fazer ainda melhores ao chegar perto da serra

Chegada a La Alberca e encontrado o alojamento deixamos o "peso" no quarto e decidimos visitar Salamanca que fica a cerca de 80km daquela localidade deixando a subida ao alto da serra para o regresso "final da tarde"


Continuavam as estradas de planicie e o vento

Chegada a Salamanca

Salamanca foi uma cidade que nos agradou desde os primeiros quilometros, logo à entrada uma ciclovia


Limpa e organizada, montes de parqueamento especifico para moto e gratuito.
 Sendo uma cidade universitária viam-se muitos jovens de todas as nacionalidades.

Estacionada a maquina estava na hora de explorar a cidade a pé

A catedral por fora

A catedral por dentro


A biblioteca municipal

E a Plaza Mayor que para nosso descontentamento estava com a feira do livro montada e não deixava apreciar a praça em todo o seu esplendor




O calor apertava...

O mosteiro

Estava feita a visita aquela cidade era hora de regressar à serra de Francia e subir ao seu ponto mais alto para apreciar a paisagem

Eram 12km desde o inicio da subida, o final era mais ingreme e estreito

As cabras a subir não há quem as apanhe... hehehe!!!

Lá no alto




Era hora de regressar a La Alberca para banhinho e janta






Já estava no fim...comida saudavel...

No dia seguinte era o regresso e optamos por fazer boicote à A25

 Pagamos com o corpo...estava um calor descomunal pelo interior de Portugal, chegamos por volta das 5 da tarde a Gondomar e tinhamos feito um total de 830km em 3 dias, mas valeu cada um deles.

Até ao proximo já com saudades deste ;-)





































  

4 comentários:

  1. Fantástico...
    Bonita Voltinha...
    Deu para viajar também em frente ao PC... e OBR pela Boleia...


    ABR

    Edgar

    ResponderEliminar
  2. Excelente crónica. Foi uma boa mudança de planos, terem trocado a Galiza por paragens mais a sul, pois acabou por vos sorrir. :) Boa partilha e fico contente por vos ter dado alguma ajuda. Espero que tenham gostado do "pueblo inglés" e redondezas. :)

    Abraço,
    Zé Paulo.

    ResponderEliminar